Como funciona o sistema auditivo?

Como funciona o sistema auditivo?

14-05-2020 18:04 | Por Aline Santiago

O ouvido é composto por um conjunto de órgãos que nos permitem perceber os sons. Ele transmite as ondas sonoras ao cérebro, por forma a que este as converta posteriormente em informação, criando assim a nossa sensação de audição.

Mas, para perceber o que é a perda auditiva é necessário compreender primeiro o modo como funciona o sistema auditivo e como o som viaja através dos nossos ouvidos. Assim, o sistema auditivo é constituído por três áreas anatómicas diferentes: ouvido externo, ouvido médio e ouvido interno.
_________________________________________________
Estrutura do Ouvido

- O ouvido externo
O som chega ao pavilhão auricular normalmente designado por orelha. O pavilhão auricular tem como função conduzir as ondas sonoras pelo canal auditivo externo até à membrana timpânica. Em conjunto, o pavilhão auricular e o canal auditivo externo, constituem o ouvido externo.

- O ouvido médio
O ouvido médio é constituído pela membrana timpânica e uma cadeia de ossículos ligados entre si. As ondas sonoras provenientes do ouvido externo atingem o tímpano fazendo-o vibrar. Este movimento vibratório propaga-se aos ossículos, sendo posteriormente transmitido ao ouvido interno.

- O ouvido interno
A cóclea – o órgão da nossa audição e do nosso equilíbrio
– juntamente com o nervo auditivo formam o ouvido interno. O som transmite-se ao ouvido interno pelas vibrações dos ossículos do ouvido médio, os quais estão ligados à cóclea. Células microscópicas e sensíveis convertem essas vibrações num sinal electroquímico que é transportado pelo nervo auditivo para o cérebro, onde o som é finalmente ouvido e reconhecido."