É correto usar a  expressão “Surdo-Mudo”?

É correto usar a expressão “Surdo-Mudo”?

14-05-2020 18:04 | Por Aline Santiago

Ao falar de Deficientes auditivos, é comum ouvir a expressão “Surdo-Mudo”. Porém, o que poucos sabem é que esta é uma ideia equivocada, e que necessita de esclarecimentos.

A maioria das pessoas acaba concluindo que os surdos são também mudos pelo fato de não ouvirem. É verídica a ideia de que nós aprendemos a falar ouvindo, porém a expressão “Mudo” tem relação com outro sentido.
Pessoa Muda é aquela que não faz uso do seu aparelho fonador (conjunto de órgãos e estruturas que produzem os sons de nossa fala) para fala ou qualquer outra manifestação vocal. O ponto é que a “Mudez” não está relacionada com a “surdez”. São minoria os surdos que também são Mudos.

O fato é que qualquer surdo que tenha seu aparelho fonador em perfeito estado, pode desenvolver a fala, claro que com certa dificuldade, e é preciso esforço e acompanhamento de um bom especialista.
Então, a ideia de que todo surdo é mudo deve ser completamente extinta de nossas mentes.
É importante ressaltar que mesmo que o surdo não consiga falar de forma oral, ele fala com as mãos. A linguagem de sinais é também um tipo de fala, pois é através dela que se comunicam os deficientes, sendo eles surdos, mudos ou os dois."""""